Proteção animal

O Animal

Autor: Jean-Guy Riant – tradução de Raul Passos

Uma consciência silenciosa
“Os problemas impostos pelos preconceitos raciais refletem em escala humana um problema muito maior e cuja solução é ainda mais urgente: o das relações entre o homem e as demais espécies viventes… O respeito que desejamos obter do homem para com seu semelhante é apenas um caso particular do respeito que ele deveria manifestar para com todas as formas de vida…”. (Claude Lévi-Strauss)

Sacrifício ou sacrilégio?

Autor: Sônia T. Felipe

Quando um humano mata outro, chamamos de homicídio. Se a morte foi intencional preferimos chamar de assassinato. Quando matamos um cão não damos nenhum nome ao nosso ato. O mesmo vale para matar um porco, uma galinha, uma ovelha, uma vaca, um cavalo, um rato…

O paraíso está aberto a todas as criaturas de deus

Fonte: O Grito do Bicho

Papa Francisco deu esperança aos gays, casais não casados e defensores da teoria do Big Bang. Agora, ele se tornou querido pelos amantes do cão, ativistas dos direitos dos animais e vegans.

Dos animais como depósito ou a inveja é uma meta

Autor: Marcio de Almeida Bueno

“Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto / Chamei de mau gosto o que vi / De mau gosto, mau gosto / É que Narciso acha feio o que não é espelho / E a mente apavora o que ainda não é mesmo velho / Nada do que não era antes quando não somos mutantes” – Caetano Veloso, em ‘Sampa’

Alma, razão e senciência nos animais

Autor: Sônia T. Felipe

No livro Acertos abolicionistas publiquei um texto (A dignidade dos cadáveres e lugares sagrados, p. 55) abordando a proibição do bispo D. Odilo de enterrar animais de estimação junto com seus pais adotivos nos cemitérios humanos.

Os bebês das outras

Autor: Sônia T. Felipe  Sônia T. FelipeOs bebês das outras (Dr. phil. Sônia T. Felipe)No sistema de criação de animais para consumo humano, a lista de crueldades praticadas contra os bebês animais não tem fim. Falo de bebês, fazendo a comparação entre o tempo natural da vida em cada espécie e o tempo que os […]

Freio na boca do cavalo serve para quê?

Autor: Sônia T. Felipe

Alexander Nevzorov, em seu livro The horse crucified and risen, ao alertar para a baba grossa escorrendo da boca de um cavalo com ferro plantado na cavidade bucal, pressionando a língua, refere-se a ele como “um aparato especial para infligir muita dor” ao animal, um “pesadelo” para o cavalo, pois a “causa dessa baba grossa é trágica”.

Tubarões são vítimas, não algozes

Autor: Martha Follain

“Não permitas que ninguém negligencie o peso de sua responsabilidade. Enquanto tantos animais continuarem a ser maltratados, enquanto o lamento dos animais sedentos nos vagões de carga não forem emudecidos, enquanto prevalecer tanta brutalidade nos matadouros…

Dose cavalar

Autor: João Salvador

Na antiguidade o cavalo foi um animal revolucionário, ajudou o homem nos combates, a derrubar impérios, ajudou encurtar a distância e mudou nossa forma de falar e de vestir. Musculoso, forte, veloz, que até hoje serve de referência pelo seu grau de potência e velocidade, na fabricação dos carros.

Onça pintada

Autor: Martha Follain Depois do tigre e do leão a onça pintada (“panthera onca”), mamífero carnívoro, é o terceiro maior felino do mundo e o maior das Américas. É também conhecida como “jaguar”.Esse felino solitário alimenta-se principalmente de capivaras, preguiças, coelhos, cobras, sapos, tamanduás, veados, antas, vertebrados de pequeno porte e peixes, pois gosta de água […]

Abandono de animais

Autor: Martha Follain

“Somos sempre nós que abandonamos os cães, na natural ingratidão com que sacrificamos as melhores afeições aos interesses e conveniências.

Compaixão pelos animais

Autor: Martha Follain

“Mas no entanto (consegues acreditar?) eu tenho visto o próprio homem que se gaba da sua ternura, a devorar de uma só vez a carne de seis animais diferentes num fricassé. Estranha contradição de conduta! Têm piedade, e comem os objetos da sua compaixão

Liberdade! (victor hugo)

Autor: tradução: Raul Passos

Com que direito pões pássaros em gaiolas?

Que direito tens tu, que o das aves violas?Por que as roubas das nuvens… auroras… nascentes?Por que privas da vida esses seres viventes?Homem, tu crês que Deus, o Pai, faria nascerAsas p’ra que à janela as fosses suspender?

Bichos preguiça estão morrendo

Autor: Martha Follain

Esses simpáticos mamíferos que parecem estar sempre sorrindo, bichos preguiça ou preguiças, dividem-se em 2 famílias: os de 3 dedos e os de 2 dedos (*).

Violência contra os animais domésticos – somatofobia

Autor: Sônia T. Felipe

Sobre a relação entre violência contra humanos e contra animais, somatofobia, escrevi três artigos há uns cinco anos, publicados na Pensata Animal.